domingo, 22 de março de 2015

EVOLUÇÃO DO ESPAÇO

No século XIII, a terra ou Julgado de Gondomar ia do Sousa ao Porto. A região de Gondomar na época medieval seria uma região eminentemente agrícola, composta por inúmeras quintas, casais e habitada por ricos lavradores. Localizada a cerca de cinco quilómetros do Porto, a terra gondomarense mantinha intensos contactos com a cidade – por terra, em carro de bois, ou pelo rio Douro, em barcas, escoava os seus géneros para a cidade portuense, num intenso movimento que se manteve ao longo dos séculos.

O lyvro do numero que por mandado del Rey nosso Senhor se fez das çidades e vylas e logares dAmte Doyro e Mynho e moradores delas e termos e asy com que partem, por carta del Rey nosso Senhor. O quoall fez Alvaro Vaz escprivam de Sua alteza na dicta comarca e correiçom refere que, em 1527, o julgado de Gondomar é composto pelos moradores das freguesias de S. João da Foz de Sousa, Jovim, Atães, S. Cosme, Valbom, Fânzeres e S. Pedro da Cova. De fora ficavam Rio Tinto, Melres, Medas, Covelo e Lomba.

Em 1623, D Rodrigo da Cunha, no Catálogo dos Bispos do Porto, insere no Concelho de Gondomar, as freguesias de São Cristóvão de Rio Tinto, São Pedro da Cova, Santa Maria de Covelo, Santa Maria das Medas, Santa Maria de Melres, São João de Sousa, Santo António da Lomba, Santa Cruz de Jovim, São Veríssimo de Valbom. 

Data de 1868 a incorporação no concelho das freguesias de São Cosme, Valbom, Rio Tinto, Fânzeres, São Pedro da Cova, Jovim, Foz do Sousa, Covelo, Medas, Melres e Lomba. 

No entanto, só em 1927 a sede do concelho, São Cosme, foi confirmada como Vila de Gondomar, mediante pedido à Presidência da República.
Em 1985 Baguim do Monte torna-se freguesia.
Em 1991 Gondomar ascende à categoria de cidade, o mesmo acontecendo com Rio Tinto, em 1995. 

Mais recentemente (janeiro de 2005), Valbom também adquire a mesma categoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário